Monografias, Dissertações & Teses   

Monografia é um texto dissertativo, não ficcional, que trata de um assunto único (daí o prefixo "mono"). Este tipo de texto é muito utilizado para comunicar resultados de pesquisas práticas ou teóricas em trabalhos de conclusão de cursos de graduação ou de pós-graduação Lato sensu. Não existe uma obrigatoriedade de defesa de uma monografia perante uma banca, mas as melhores instituições de ensino superior costumam utilizar esta prática como uma forma de conferir maior seriedade e credibilidade na formação de seus graduandos.

A Dissertação é um tipo especial de monografia, utilizada como trabalho de conclusão de cursos de pós-graduação Strictu sensu em nível de mestrado. A principal diferença entre uma monografia e uma dissertação é que para esta última existe a obrigatoriedade de defesa do texto perante uma banca composta por um mínimo de três professores com titulação de Doutor. O candidato que defende a sua dissertação com sucesso obtém o título de Mestre.

A Tese é um tipo especial de monografia, utilizada como trabalho de conclusão de cursos de pós-graduação Strictu sensu em nível de doutorado. A principal diferença entre uma monografia e uma tese é que para esta última existe a obrigatoriedade de defesa do texto perante uma banca composta por um mínimo de cinco professores com titulação de Doutor. O candidato que defende a sua tese com sucesso obtém o título de Doutor.

Este espaço é dedicado à publicação de monografias de alunos e ex-alunos, além de 
dissertações e teses de colegas professores.



[Monografias]        [Dissertações]         [Teses]



Voltar para a página principal